Noticias

25 de August del 2021

Testemunho de um paciente do Centro Takiwasi

Luis é um jovem de 23 anos da cidade de Chazuta, na região amazônica de San Martin, Peru. Ele veio para Takiwasi para sair de seu vício em drogas, principalmente PBC e cocaína, e completou com sucesso um tratamento de 9 meses combinando o uso tradicional de plantas medicinais e psicoterapia moderna. Este é o seu testemunho.


12 de August del 2021

Unha de gato - Promovendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia peruana

A cadeia de uso sustentável da Unha de Gato contribui para a conservação da floresta onde esta planta medicinal cresce e para evidenciar o imenso patrimônio representado pelo conhecimento da medicina tradicional amazônica que é colocada a serviço de toda a população peruana.


10 de August del 2021

La casa que canta: un ejemplo de profunda integración entre la medicina científica occidental y las ontologías animistas

Alberto Dubbini, investigador especializado en antropología de las religiones, participará en el III Congreso Nacional de la Sociedad Italiana de Antropología Cultural - SIAC con una ponencia en italiano centrada en el Centro Takiwasi.


06 de August del 2021

Detecção de uso de drogas entre adolescentes escolares

Acaba de ser publicado um artigo em inglês no Journal of Ethnicity in Substance Abuse onde são apresentados os resultados relativos à aplicação do teste de detecção de uso de substâncias ASSIST no âmbito de um projeto de prevenção do uso de drogas desenvolvido em 2019 em 3 escolas da cidade de Tarapoto com recursos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC.


07 de Julho del 2021

Usos empíricos do tabaco para prevenir e reduzir os efeitos tóxicos do COVID-19, das vacinações e das sequelas de intoxicação

A crise global de saúde declarada desde o início de 2020 com o surgimento e disseminação do SARS-CoV-2 e da doença rotulada COVID-19, coloca cada indivíduo diante de decisões difíceis para sua saúde e de seus entes queridos. Informações conflitantes, tendenciosas e censuradas complicam ainda mais a tomada de decisões "informadas" ou "sensatas". As questões fundamentais que se colocam são determinar as possíveis medidas preventivas, os tratamentos para pessoas sintomáticas, a abordagem das consequências da infecção ou intoxicação (COVID-leve, COVID-longa), a escolha de ser vacinado ou não, a prevenção de possíveis efeitos tóxicos das vacinas tanto para os vacinados como para os não vacinados na presença dos vacinados. As medicinas tradicionais da Amazônia apontam o uso empírico do tabaco escuro terapêutico como remédio fundamental em todos esses casos, com base nos dados adquiridos da ciência e das pesquisas em andamento sobre o tabaco. Propomos neste artigo identificar algumas orientações sobre o papel e o lugar do tabaco no contexto da epidemia de COVID-19 e informar sobre os seus possíveis usos terapêuticos empíricos para responder a diferentes situações individuais face à escolha que se impõe.