07 de Julho del 2021
A crise global de saúde declarada desde o início de 2020 com o surgimento e disseminação do SARS-CoV-2 e da doença rotulada COVID-19, coloca cada indivíduo diante de decisões difíceis para sua saúde e de seus entes queridos. Informações conflitantes, tendenciosas e censuradas complicam ainda mais a tomada de decisões "informadas" ou "sensatas". As questões fundamentais que se colocam são determinar as possíveis medidas preventivas, os tratamentos para pessoas sintomáticas, a abordagem das consequências da infecção ou intoxicação (COVID-leve, COVID-longa), a escolha de ser vacinado ou não, a prevenção de possíveis efeitos tóxicos das vacinas tanto para os vacinados como para os não vacinados na presença dos vacinados. As medicinas tradicionais da Amazônia apontam o uso empírico do tabaco escuro terapêutico como remédio fundamental em todos esses casos, com base nos dados adquiridos da ciência e das pesquisas em andamento sobre o tabaco. Propomos neste artigo identificar algumas orientações sobre o papel e o lugar do tabaco no contexto da epidemia de COVID-19 e informar sobre os seus possíveis usos terapêuticos empíricos para responder a diferentes situações individuais face à escolha que se impõe.
01 de Julho del 2021
E se alguém tentar patentear a ayahuasca?
Os avanços nas pesquisas científicas nas últimas décadas trouxeram uma atenção sem precedentes para a ayahuasca, a planta sagrada da Amazônia. Pesquisadores confirmam o que os indígenas afirmam há séculos: a ayahuasca é uma mistura medicinal excepcional, com diversas propriedades e potenciais aplicações terapêuticas. A sociedade ocidental está procurando explorar esse imenso potencial. O turismo xamânico viveu algumas décadas de boom e recentemente soubemos de um pedido de patente para "ayahuasca sintética" que está pendente há vários anos. Artigo de Matteo Politi publicado em inglês no site da ICEERS.
30 de Junho del 2021
Plantas amazônicas para ajudar o espírito
Um documentário específico sobre Takiwasi faz parte da série "Amazônia, males e plantas". Escrito e dirigido por Emilie Grange.
20 de Maio del 2021
Novo artigo de pesquisa sobre Takiwasi
Acaba de ser publicado um artigo na revista científica Frontiers in Pharmacology que descreve o protocolo de estudo desenvolvido para o inovador projeto de pesquisa Ayahuasca Treatment Outcome Project (ATOP), com foco especial na avaliação dos serviços de tratamento da dependência prestados pelo Centro Takiwasi, primeiro sítio de estudo de ATOP.
18 de Maio del 2021
Coerência entre a iniciação cristã e a iniciação amazônica
Caros amigos, queremos convidá-los a se inscrever no curso online "Coherencias entre la iniciación cristiana y la iniciación amazónica " ministrado em espanhol pelo Dr. Jacques Mabit, presidente executivo e fundador do Centro Takiwasi.