Investigação - Projetos em curso

A lista que se segue contém os projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos no âmbito do protocolo de investigação do Centro Takiwasi.

1.
Neurologia dos rituais de perfume: estudo experimental do efeito de perfumes e cheiros na atividade neural durante os rituais realizados em Takiwasi

Investigador / Responsável : Antoine Renard

Instituições Colaborantes: Programa de doutorado arte e ciência, SACRe, Universidade PSL (Paris Sciences & Lettres).

Este estudo sobre o efeito de perfumes e cheiros na atividade cerebral é um desenvolvimento de uma pesquisa maior sobre “curandeiros perfumeros”, iniciada em 2019. O objetivo da pesquisa é entender melhor o impacto de perfumes e cheiros nos pacientes durante o processo de cura no Centro Takiwasi. Para esta fase da pesquisa experimental, o pesquisador passará por uma série de rituais relacionados ao perfume dentro do contexto pedagógico do Takiwasi, usando um equipamento especial chamado capacete “EEG”, que é uma ferramenta que capta a atividade cerebral e a codifica em dados brutos. Esses dados serão posteriormente analisados e interpretados em visualizações. É importante ter em mente que esta pesquisa está situada entre o mundo acadêmico e o mundo artístico. O objetivo do programa de doutoramento SACRe é permitir que artistas investigadores trabalhem na criação de conhecimento através de processos criativos, num enquadramento reconhecido pelas instituições académicas. Desde o início das pesquisas sobre perfumeros, um aspecto problemático é definir como os perfumes e cheiros geram o efeito curativo, até agora o foco foi colocado na percepção sensível, intelectual e emocional do perfume, a presente pesquisa estabelece o objetivo para acessar dados neurais gerados pelo próprio cérebro, como prova da eficiência do processo de cura.


2.
Dieta como via terapêutica: um estudo sobre as raízes étnicas e as práticas de biocomércio de plantas utilizadas na dieta do Centro Takiwasi

Investigador / Responsável : Tommaso Dondoli

Instituições Colaborantes: Mestrando em Antropologia Cultural e Etnologia, Universidade de Bolonha, Itália.

O principal objetivo da presente investigação será trazer à tona as raízes étnicas das plantas utilizadas no processo de alimentação pelos terapeutas do Centro Takiwasi e reconstruir o processo de compra e venda ou autoprodução das mesmas, investigando a práticas de biocomércio relacionadas. Em geral, será escolhida uma abordagem qualitativa, utilizando as ferramentas da etnografia: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e escrita de um diário de campo. Uma vez coletados os dados, eles serão analisados usando as ferramentas conceituais fornecidas principalmente por disciplinas como antropologia médica, etnobotânica e etnofarmacologia; no entanto, dada a natureza interdisciplinar da pesquisa, questões políticas, sociais e econômicas também serão abordadas. O que se espera dos resultados da pesquisa será a possibilidade de reconstruir uma cronologia relativa à implantação das diversas plantas medicinais utilizadas no processo terapêutico da dieta com informações sobre quem ensinou seu uso, saberes tradicionais, práticas inerentes e outros dados de cunho antropológico/etnobotânico que sairá da prática de campo. Outro resultado que se espera alcançar é demonstrar como o biocomércio de plantas utilizadas para fins terapêuticos, o foco na cadeia produtiva e sua autoprodução como estratégias adotadas por Takiwasi para potencializar as capacidades de agência e autodeterminação dos atores sociais indígenas (e não) da área e demonstrar como essas práticas visam a promoção da saúde latu sensu.


3.
Experiências e narrativas sobre a abordagem da psicose no Centro Takiwasi em Tarapoto

Investigador / Responsável : Annalisa Valeri

Instituições Colaborantes: Programa de Doutorado em Antropologia Médica, Faculdade de Antropologia Cultural e Etnologia, Universidade de Bolonha, Itália.

A presente pesquisa centra-se na análise dos significados que as pessoas atribuem às experiências “psicóticas” em contextos específicos da Amazônia peruana, bem como nas formas de lidar com essas experiências e aliviar os sintomas através do uso da Ayahuasca. Tentará aprofundar as formas e itinerários de uso e consumo da Ayahuasca que visam induzir estados modificados de consciência dentro dos rituais de cura, analisando como essas práticas são significadas em termos de bem-estar ou desconforto, cura e resposta a situações em um determinado contexto. A pesquisa se concentrará em realidades já existentes de colaboração e comparação entre diferentes modelos explicativos no tratamento do sofrimento psíquico.


4.
Desafios e oportunidades na importação e exportação de plantas medicinais para fins de pesquisa e marketing sustentável no Centro Takiwasi

Investigador / Responsável : Giosuè Bravo

Instituições Colaborantes: Estudante de mestrado, Faculdade de Biotecnologia e Ciências Alimentares, Universidade Eslovaca de Agricultura em Nitra, Eslováquia.

O foco da pesquisa está na facilitação de processos burocráticos para importação e exportação de plantas medicinais e sua aplicação em pesquisa e desenvolvimento de produtos derivados. Objetivos gerais: otimizar a troca de recursos, projetar e estabelecer métodos mais práticos e eficientes para facilitar a troca de plantas e recursos dentro e fora do Peru, visando melhorar a pesquisa e o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que promove o uso sustentável de plantas medicinais; adquirir uma abordagem para o manejo de plantas medicinais, considerando seu contexto cultural e terapêutico, para enriquecer a pesquisa e a prática. É proposto um estudo detalhado dos procedimentos e restrições relacionadas à importação e exportação de plantas medicinais no Peru. Isso incluirá a coleta de informações sobre regulamentações governamentais e barreiras que afetam o fluxo dessas plantas, tanto para pesquisa quanto para comercialização. Além disso, será conduzida uma investigação abrangente sobre a implementação do Protocolo de Nagoya, incluindo entrevistas com autoridades, políticos, acadêmicos, líderes empresariais, jornalistas e outras partes interessadas relevantes. Esta análise será conduzida a partir de uma perspectiva sustentável, promovendo práticas responsáveis que garantam um equilíbrio entre a conservação da biodiversidade, os benefícios para a comunidade e as necessidades de pesquisa e desenvolvimento.


Formulário de contato

×